Translate

DISCLAIMER

All of the pictures featured on this page belong to their respective owners. If you see your picture featured and don't want it to be, email me with link and I will take it down right away.

sábado, 30 de julho de 2011

Sobre o consumidor do futuro - MKT 2011

A primeira década do séc. XXI, foi essencialmente caracterizada pela crise. A crise foi a grande desencadeadora de uma grande mundança global a todos os níveis referentes à sociedade. A economia encontra-se hoje terrivelmente fragilizada, situação potenciada pelas repentinas e drásticas quedas de bolsas, pelo fecho de bancas e de empresas, pelo aumento dos nìveis das taxas de desemprego, pelo aumento do preço do petróleo, pelas quedas das principais moedas internacionais, pela crise real do rendimento e pela debilidade de todos os outros sectores afectos à economia.
A crise promoveu a implementação de novas palavras no imaginário colectivo Mundial. A ansiedade, o medo, a insegurança, a desilusão política, a concorrência e constante necessidade de criar e inovar.
O consumidor precisa agora, de uma marca que lhe “dê a mão”, que responda às suas necessidades e aos seus desejos, por isso, as marcas terão de apelar cada vez mais ao consumo nostálgico, ao coração do consumidor, através da lembrança e memórias do passado, através de mensagens de esperança, através de mensagens verdadeiras, credíveis, optimistas e principalmente através dos valores que promovem. Nesse sentido, as marcas terão de desenvolver formas mais inovadoras de comunicar.
Trata-se de um consumidor mais maduro, crítico e racional, graças ao poder de análise e de escolha, também, proporcionados pela internet, na medida em que permite, ler os rótulos (como prova da qualidade e da autenticidade dos produtos), comparar os preços do mesmo produto, analisar condições, serviços, garantias e tudo o que possa ser importante na decisão de compra.

Os próximos anos, serão anos em que o consumidor terá um comportamento mais moderado (a crise estimula a poupança), defensivo, prudente, mais caseiro, dará preferência a bens mais duradouros (o valor do bem terá muito que ver com a sua utilidade). O que vai originar o surgimento de um novo tipo de consumidor, “O consumidor do futuro”.


Trabalho de Introdução ao Marketing 2010/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário